Serviços

Alinhamento e Balanceamento

O alinhamento de um veículo serve para ajustar o ângulo das rodas, para mantê-las perpendiculares ao solo e paralelas entre si. O balanceamento dos pneus serve para permitir que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos, seja qual for a velocidade atingida.

Os dois serviços são super importantes, pois o alinhamento, por exemplo, previne o desgaste irregular dos pneus e aumenta sua vida útil, além da economia de combustível do veículo. Já o balanceamento previne o seu desconforto, pois uma roda mal balanceada provoca vibrações, seja no volante, piso do carro ou nos assentos. Isto é, o balanceamento é essencial para garantir o conforto na condução, além do bom desempenho das rodas.

Direção Hidráulica

Com o tempo, a direção hidráulica se popularizou e deixou de ser um artigo de luxo apenas para carros grandes. Sua finalidade é atenuar o esforço do motorista, que passa a comandar a parte mecânica com maior facilidade, uma vez que o maior trabalho é feito hidraulicamente. Essa redução de esforço faz o motorista poupar 80% da energia que seria empregada para movimentar a direção

Suspenção

Suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão de energia da excitação de base (uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderência do veículo ao solo. É feito por um conjunto de mola e amortecedor. O conjunto suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de freqüências do espectro da excitação do solo. Por isso, carros fora de estrada e urbanos possuem características díspares quanto ao desempenho. É pertinente ressaltar que o primeiro, em geral, possui exigências maiores quanto às solicitações mecânicas, tornando o projeto de suspensão mais restritivo.

Injeção

A injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrónico de um motor de um veículo automotor – motor a combustão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade das industrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases poluentes. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (mistura ar / combustível), isso se traduz em maior economia de combustível já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora o desempenho do motor.

Freios

A eficiência dos freios devidamente regulados e em boas condições deverá ser, pelo menos, de 80%; contudo, para obter as distâncias de frenagem indicadas, os pneus devem aderir devidamente à estrada. Normalmente é difícil avaliar a possibilidade de aderência ao pavimento apenas pelo aspecto deste e, por isso, é sempre aconselhável utilizar cuidadosamente os freios em condições de chuva ou gelo.

Retíficas de Motores

Retífica de motor é um processo de manutenção do motor para reparar pequenos danos causados pelo desgaste natural de sua utilização, prolongando sua vida útil. O nome é também utilizado para designar as empresas ou oficinas que fazem esse tipo de serviço.

Troca de Óleo

Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chegar a hora da troca do óleo, deve-se completar o nível.

O óleo do carro deve preferencialmente ser trocado num posto ou oficina. A medição do nível deve ser feita em um local plano e com o motor frio, preferencialmente após 10 minutos do carro parado.

Revisão Geral

A revisão de um carro é uma verificação regular e completa de todos os circuitos e peças automóveis. O acompanhamento da “saúde” do seu carro, permite que este tenha um bom desempenho na estrada e, consequentemente, uma maior segurança. A revisão periódica e constante de um carro, sejam carros semi novos, novos ou usados, garante o correcto funcionamento do seu carro e previne o desgaste das peças automóveis, o que lhe permitirá poupar tempo, dinheiro e, acima de tudo, problemas!